REVISTA DO TRIBUNAL DE CONTAS
PT  |  EN
ATUALIDADE NACIONAL
 

 

DIA DA INTEGRIDADE:
CONFERÊNCIA DEBATEU RISCOS
E DESAFIOS ÉTICOS
DA UTILIZAÇÃO
DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

 

O desenvolvimento tecnológico e, em especial, a utilização de determinados modelos de Inteligência Artificial “abrem novas oportunidades, de maior eficiência e eficácia na ação das organizações. Mas trazem também novos (e renovados) riscos éticos”, afirmou Filipa Urbano Calvão, Presidente do Tribunal de Contas, na sessão de abertura da Conferência “Tecnologia e Ética – Imperativo de Diálogo", realizada no auditório da Ordem dos Contabilistas Certificados, no dia 23 de abril, no âmbito das celebrações do Dia da Integridade.

A Presidente fez questão de lembrar que o Tribunal já percorreu um importante caminho no “enquadramento ético” da sua atividade e da utilização de tecnologias, mas salientou a importância de “avaliar” se o sistema de controlo “permanece adequado”.

No encerramento, António Martins, Vice-Presidente do Tribunal de Contas, destacou a necessidade de revisitar os Códigos de Conduta do Tribunal, considerando os desafios éticos gerados pela utilização das ferramentas digitais.

 
Presidente do Tribunal de Contas,
Filipa Calvão Melo
  Vice-Presidente do Tribunal de Contas,
António Martins