REVISTA DO TRIBUNAL DE CONTAS
ATUALIDADE NACIONAL
 

 

1.º ENCONTRO
DE JOVENS AUDITORES DA CPLP
NOS AÇORES

 

“O Auditor do Futuro" foi o tema do 1.º Encontro de Jovens Auditores da Organização dos Tribunais de Contas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), organizado pelo Tribunal de Contas de Portugal, que decorreu nos Açores entre os dias 10 e 12 de outubro.

Este 1.º encontro, organizado pela Secção Regional dos Açores do Tribunal de Contas de Portugal, trouxe a Ponta Delgada quase meia centena de jovens auditores com idades até aos 35 anos, em representação dos Tribunais de Contas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Portugal.

“Nada é permanente, exceto a mudança" (Heráclito), foi com esta expressão que o Presidente do Tribunal de Contas de Portugal, José Tavares, deu início à abertura do encontro, dirigindo-se a uma audiência de jovens auditores dos vários Tribunais de Contas, que classificou como “observatórios e laboratórios", que têm de se adaptar às questões emergentes da transformação digital, demografia, ambiente e alterações climáticas, qualificação técnica e seu impacto nas auditorias.

Se, por um lado, as novas tecnologias estão ao serviço dos auditores do futuro, por outro, José Tavares sublinhou que “há coisas que nunca mudam": “O auditor do futuro tem de ser independente, objetivo, imparcial, verdadeiro, competente, trabalhador, com um sólido caráter e comportamento eticamente exemplar".

O Presidente da Organização dos Tribunais de Contas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Amadú Tidjane Baldé, que é simultaneamente Presidente do Tribunal de Contas da Guiné-Bissau, também dirigiu as suas palavras na abertura para a importância deste “espaço de troca e de partilha de saberes e experiências" e a criação de redes dentro da Organização. “Estão aqui os alicerces, o presente e o futuro de todos nós".

Veja aqui as entrevistas aos jovens auditores da Organização dos Tribunais de Contas da CPLP, e também ao Presidente José Tavares e ao Presidente da OISC-CPLP, bem como a Reportagem da RTP Açores sobre o evento.