REVISTA ELETRÓNICA DO TRIBUNAL DE CONTAS
ATUALIDADE NACIONAL
 

TRIBUNAL DE CONTAS SUSCITA INTERESSE DA ACADEMIA

O Tribunal de Contas foi o tema de 2 obras inteiramente dedicadas à sua organização, funcionamento e atividade, por iniciativa e coordenação de Professores da Universidade de Lisboa e da Universidade do Minho:

  • Revista de Direito Administrativo, número especial 2, julho, 2021, coordenação de Pedro Sánchez e Marco Caldeira, ed. AAFDL; e
  • A importância do Tribunal de Contas na defesa do Estado de Direito, coordenação de Joaquim Freitas da Rocha e Hugo Flores da Silva, ed. Almedina, Coimbra, julho 2021.

José Tavares, Presidente do Tribunal de Contas, congratulou-se com estas iniciativas, as quais contribuem para o melhor conhecimento, compreensão e enriquecimento da Instituição, cujas origens remontam ao ano de 1389.

Ainda recentemente, na sua intervenção a propósito do lançamento da Universidade da INTOSAI (Organização Mundial dos Tribunais de Contas e Instituições congéneres), José Tavares afirmou a importância da ligação entre o Tribunal de Contas e a Universidade, assumindo-a como fundamental em todos os domínios do saber e da vida, permitindo a interação permanente da teoria e da prática, bem como da ciência, da técnica e da cultura.